quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Apisto Filamentosus Dicrossus

O Apisto Filamentosus Dicrossus

Imagem

Ciclídeos anões da América do Sul têm desfrutado de popularidade intacta entre os aficionados de todo o mundo por muitos anos. Esta é em grande parte relacionadas com a sua pequena dimensão, que não exige os seus detentores a possuir aquários enormes. Outros benefícios para estes peixes são sua aparência atraente, interessante repertório de comportamentos e modo de reprodução. Espécies do gênero Dicrossus pode não ser tão popular como Apistogramma espécies, mas posso garantir-vos que são igualmente interessantes e bonitas.

Filamentosus Dicrossus (Ladiges 1958) foi inicialmente colocado no género Crenicara, Que consistia em todos os ciclídeos conhecidos com um tabuleiro de xadrez-como padrão em seus corpos. Em 1990, criou o gênero Kullander Dicrossus para separar os pequenos, delgados espécies da maior, mais profunda os corpos, que deixou no gênero Crenicara.
Aparência

Um padrão característico no corpo destes ciclídeos anões se duas filas de quadrados pontos negros, não muito diferente de um tabuleiro de xadrez, que percorrem o centro do flanco e abaixo da nadadeira dorsal. Dependendo do humor do peixe, a linha inferior das manchas pode se expandir, formando uma faixa que vai da ponta do focinho até a base da nadadeira caudal, enquanto a linha acima (abaixo da nadadeira dorsal) pode desaparecer. O corpo destes ciclídeos atrativo é fino, alongado, e cor de cobre, o focinho é brutal, ea boca pequena.
Distribuição na natureza

Estes ciclídeos anões habitam os vastos rios da Amazônia, a bacia superior todo oeste do Rio Orinoco, eo central e região do Alto Rio Negro do Brasil. Filamentosus Dicrossus podem ser encontrados em riachos de floresta de pequeno porte, onde o fundo é coberto com serapilheira e um emaranhado de galhos e raízes. Neste ambiente, as plantas aquáticas são uma raridade, para além das áreas próximas aos bancos.

Este ciclídeo anão vive em escolas e grupos maiores, geralmente permanecendo acima da espessa camada de folhas caídas, na qual vai esconder quando confrontados com uma ameaça. O pH em seu ambiente natural cai na faixa de 4,5 a 5, ea dureza geral é inferior a 1 dGH.
Condições no Aquário

A fim de manter estes peixes, é importante manter-se até cerca de uma dezena de exemplares da mesma espécie, de preferência com peixes como companheiro Apistogramma spp. e anão Crenicichla spp. ou Caracins pequeno como o lambari de néon popular. No aquário, a decoração tem um papel importante quando se fornece inúmeros esconderijos na forma de cascas de coco, madeira petrificada, troncos, ou dos tubos de cerâmica, onde os indivíduos mais fracos ou dominados pode encontrar abrigo.

O aquário não precisa ser alto, mas é importante que deve ser relativamente longo, de preferência não inferior a 120 cm (4 pés) de comprimento. Esta espécie mantém com o nível baixo do tanque.

Areia escura pode ser utilizada como substrato; um substrato que é demasiado brilhante traz o risco de assustar o peixe. É aconselhável incluir alguns pedaços grandes de madeira escura, como este fundo vai permitir que os peixes para mostrar todo o espectro de suas cores. A iluminação deve ser bastante silenciado e não muito brilhante. Excelente filtragem também é importante, assim como um bom arejamento e frequentes mudanças de água para que os nitratos continuam baixos, de preferência indetectável com testes de aquário, para não mencionar os nitritos, o que não deveria estar lá em tudo, como Filamentosus Dicrossus é sensível à má qualidade da água. A corrente de água no aquário não deve ser muito forte, no entanto, para evitar incómodos para os peixes, como eu já referi, vivem no silêncio, ainda águas.

Não se esqueça de corrigir os parâmetros da água, quer, isto é, a dureza geral, abaixo de 5 dGH e um pH de cerca de 4 a 6,5. A temperatura deve cair na faixa de 26 ° a 28 ° C (79 ° a 82 °). Negligenciar a qualidade da água e uma incapacidade de fornecer os parâmetros corretos físicas e químicas terá um impacto negativo na saúde de ciclídeos anões xadrez. Um bom complemento para o reservatório seria as folhas da árvore Terminalia catappa, Que não apenas servir como uma área de refúgio, mas liberar compostos valiosos para a água, que, entre outras coisas, um pouco menor o pH e estimular os peixes para a desova, bem como tendo propriedades bactericida e fungicida. Essas folhas também simular o ambiente natural em que vive esta cichlid.

As plantas podem ser adicionadas para fazer o tanque menos austero, mas devem ser do tipo que tolera bem os parâmetros da água em que eles estão a crescer, por exemplo Microsorum, Espadas Amazônia, ou musgo de Java.

No que diz respeito a alimentação está em causa, de produtos alimentares por causa de suas bocas pouco deve ser de tamanho pequeno, como os crustáceos congelados como artémia daphniaor (Artemia), Bem como as larvas do mosquito. Eles também podem ser treinados para levar alimentos de alta qualidade e seco.
Reprodução

Os machos têm uma barbatana caudal lyrate com filamentos na parte superior e inferior. Eles também são mais coloridos que as fêmeas e alcançar um comprimento de cerca de 9 cm (3 a 3 ½ polegadas), enquanto que as fêmeas crescem a 6 cm (2 ¼ polegadas). Falta-lhes os pontos azuis e vermelhas no corpo e nadadeiras, e sua barbatana caudal é arredondada. Quando o casal está pronto para a desova, as barbatanas ventrais da fêmea se tornar um salmão vermelho sólido, enquanto que aqueles do sexo masculino se tornam vermelhas e azuis listradas.

O maior obstáculo para a reprodução destes peixes são os parâmetros químicos da água. É muito mais fácil para se reproduzir em cativeiro espécimes criados por aqueles que vêm diretamente da natureza exigem uma dureza de apenas um microSiemens poucos e um pH abaixo de 5.

Mas na maioria dos casos, a água com um pH de 6 a 6,5, dureza de 1 a 3 dGH, e uma temperatura de 26 ° a 29 ° C (78 ° a 84 °), seria suficiente para garantir o sucesso reprodutivo. A água para o tanque de desova é o melhor obtido a partir de uma unidade de RO e preparada com sais minerais destinados para ciclídeos anões da América do Sul.

Para os proprietários de sorte de um casal, a desova, como é típico com ciclídeos-começará com rituais de corte espetacular. Esta espécie é a melhor raça em haréns, assumindo, naturalmente, que o tanque é grande o suficiente e o número correto de peixes estão na mão. A desova é iniciado pela fêmea, que leva o homem a um local previamente limpas. Se tudo correr bem, os ovos, marfim ou âmbar pálido de cor e de algumas dezenas a algumas centenas em número, são fixadas em uma superfície dura, como uma pedra. A fêmea então se compromete a responsabilidade de cuidar dos ovos enquanto o macho defende o território. Curiosamente, após a deposição de ovos das nadadeiras ventral da fêmea perdem a sua coloração vermelha, que só é recuperado depois de algumas semanas, quando seus filhos são totalmente independentes. O macho é mais separado da fêmea, pois muitas vezes acontece que ele come sua ninhada.

A uma temperatura de 28 ° a 29 ° C (82 ° a 84 °) as larvas eclodem em cerca de dois dias, e depois a fêmea move-os para pré-buracos escavados no substrato. Após cerca de cinco a oito dias os jovens fiquem livres de natação e pode ser alimentado com recém nascidos Artemia, Microvermes, e em pó, alimentos secos. Cuidado parental da fêmea pode durar algumas semanas.

Às vezes, a placa de ovos começa a fungos, e isso pode ser tratado, em certa medida pela adição de fungicidas à água, ou delicadamente transferindo todos os ovos (juntamente com o substrato, uma pedra, por exemplo) para um tanque de incubação separado, que pode ser um pequeno, mesmo 5-litros (1 ½ litros) do aquário. Deve ser bem arejada e cheia de água dos mesmos parâmetros físicos e químicos como o do tanque de desova. Um fungicida também deve ser acrescentada aqui, e os ovos que já Fungused devem ser imediatamente removidas. Lembre-se também que as mudanças de água deverão ser realizadas regularmente, e os restos retirados do fundo. A fritura deve, então, crescer muito rapidamente.
Resumo

Filamentosus Dicrossus são peixes para aquaristas experientes, que têm praticado no hobby por algum tempo. Para resumir: Um tanque de longo prazo, filtragem excelente, bom parâmetros físicos e químicos, as mudanças frequentes de água, de alimentos de alta qualidade, e, naturalmente, um casal são as chaves para o sucesso reprodutivo. A reprodução desta espécie de ciclídeo anão provavelmente será um desafio para qualquer aquarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário